quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Berço do Bebê

Qual é hora certa de tirar o seu filho do berço para a cama?

Antes de tudo
Dormir por muito tempo no berço não é um problema se a criança ainda couber confortavelmente e com segurança.

Quando tirar
Não há consenso. Pode ser aos 2, 3 ou 4 anos.

O que observar
Veja como o seu filho se comporta: se aos 2 anos ele tenta pular para dentro ou para fora, não espere mais, pois uma queda pode machucá-lo. Se for mais velho e ainda aceitar o berço, tudo bem. O importante é que consiga descansar e que tenha o espaço necessário para o tamanho dele – note, por exemplo, se fica encolhido ou se consegue se movimentar bem.

Como tirar
Mostre ao seu filho o lado bom de dormir em uma cama: ele está crescendo, terá mais espaço e poderá se deitar sozinho quando quiser, sem que ninguém precise colocá-lo lá. Se for o caso, leve-o para escolher o móvel e opinar sobre lençóis e cobertas novos – isso incentiva o uso da cama. Dê preferência àquelas que são baixas e com grades laterais, para evitar quedas. Para as crianças mais resistentes, uma reforma no quarto pode ajudar. Caso um irmão esteja a caminho e você queira reaproveitar o móvel, tire o filho mais velho do berço ainda durante a gestação, para evitar ciúme: desmonte o berço, guarde-o, e, quando o mais novo estiver para chegar, monte novamente. As crianças costumam aceitar numa boa.

Quando pedir ajuda
Em geral, as crianças não apresentam muitos problemas com a cama nova. Caso perceba algum comportamento específico inesperado, procure auxílio do pediatra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário